Durante 5 anos, 50 mil pessoas procuraram esta mulher. Busca acabou
Uma comunidade de cerca de 50 mil pessoas procuraram, durante cinco anos, descobrir quem era esta mulher.
Mundo Mistério
"Estava aqui a pensar se me poderia ajudar com esta foto", escreveu há dias um jovem croata na página de Linkedin de Leticia Sardá, uma empregada espanhola, de Tenerife. A questão acabou com um mistério que já levava anos.
Vamos começar do início.
Em 2006, Leticia foi fotografada para a revista Woman e a imagem foi impressa num pedaço de tecido vendido por uma empresa checa. A sua cara surgia ao lado de rostos como Adriana Lima, Orlando Bloom ou Brad Pitt.
O homem que comprou esse tecido conseguiu identificar todas as personalidades que estavam impressas, menos a cara de uma jovem mulher. E recorreu ao Reddit para pedir ajuda para descobrir quem era. O desafio suscitou o interesse de milhares de pessoas, que estavam há anos à caça de Leticia.
A mulher foi designada de 'Celebridade número 6' e ao longo dos últimos anos pessoas de todo o lado - cerca de 50 mil - uniram-se em várias plataformas à sua procura.
A busca acabou agora.
Leticia não fazia ideia do interesse que tinha causado, até ter recebido aquela mensagem no Linkedin. Ao El Pais conta que é uma pessoa reservada. Aos 16 anos, abandonou a ilha espanhola onde cresceu para ser modelo em Milão e noutras cidades, altura em que terá sido fotografada para a campanha que a catapultou para a fama.
Leticia Sardá nos dias de hoje© Reddit
Porém, anos mais tarde, regressou a casa, onde é hoje mãe divorciada, e trabalha num café. Leticia diz que não esperava que nada disto acontecesse.
"É algo que não pedi que acontecesse, mas aconteceu e vamos divertir-nos o mais que pudermos com isto. É uma história fantástica para contar aos meus netos quando fizermos bolachas num domingo à tarde", afirmou.
Segundo o El Pais, a parte mais fascinante da história é a forma como milhares de utilizadores do Reddit tentaram encontrar Leticia, em buscas que incluíram contatos com o fabricante do tecido, pesquisas de imagens invertidas (mesmo com a ajuda da inteligência artificial), pesquisas nos arquivos da Internet por antigos vendedores do tecido e houve quem chegasse mesmo a analisar todas as fotografias tiradas pelos fotógrafos da Getty entre 1900 e 2008.
Feitas todas estas pesquisas, os internautas fizeram uma lista de nomes de pessoas que poderiam ser esta mulher. E foi através desta lista que um desconhecido viria a resolver o mistério.
O utilizador do reddit IndigoRoom viu a lista e achou curioso o facto de nela constar o nome de uma espanhola e decidiu pesquisar no Google o seu nome. A partir dessa pesquisa descobriu a capa da revista Women, de onde aquele pedaço de tecido tinha sido inspirado. As semelhanças pareceram-lhe evidentes e a suspeita levou a que na semana passada um jovem entrasse em contacto com Leticia.
A resposta da ex-modelo, que não fazia ideia do que se passava, deu por finalizada a busca.
Leia Também: Homem de 78 anos morre atacado por cão em Espanha. Procura-se o animal
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com