Meteorologia

  • 25 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Extrema-direita venceu eleições e austríacos protestaram. "Kickl é nazi"

É a primeira vez que um partido de extrema-direita é o mais votado numa eleição nacional europeia desde a Segunda Guerra Mundial.

Notícias ao Minuto

07:51 - 30/09/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Áustria

O Partido da Liberdade (FPÖ) alcançou uma vitória histórica nas eleições legislativas da Áustria, no domingo, sendo a primeira vez que um partido de extrema-direita é o mais votado numa eleição nacional europeia desde a Segunda Guerra Mundial.

 

A vitória do FPÖ, liderado por Herbert Kickl, levou à realização de protestos junto ao parlamento austríaco, com os manifestantes a empunhar cartazes onde se liam frases como: "Kickl é nazi" e "Não deixem os nazis governar e nunca os deixem marchar".

O partido obteve 28,8% dos votos, ou seja, subiu quase 13 pontos percentuais em relação ao resultado nas legislativas de 2019, quando está contada a quase totalidade dos boletins de voto.

"Saboreiem este resultado. É um pedaço de história que escrevemos juntos hoje: o que alcançámos ultrapassa os meus sonhos mais loucos", declarou o líder do partido

Kickl - que é tão extremista que nenhum partido aceita negociar com ele, apesar de uma coligação com o seu partido não estar fora de questão - condenou a atitude dos seus adversários. Perante a mensagem "muito clara" expressa nas urnas, "estendemos a mão a todos os partidos", declarou o líder do FPÖ, criticando que os seus eleitores sejam tratados como "cidadãos de segunda classe".

Vitória histórica da extrema-direita em eleições legislativas na Áustria

Vitória histórica da extrema-direita em eleições legislativas na Áustria

A extrema-direita austríaca obteve uma vitória histórica nas eleições legislativas de domingo, cinco anos após um fracasso, mas não tem quaisquer garantias de que conseguirá governar.

Lusa | 06:23 - 30/09/2024

O Presidente austríaco, o progressista Alexander van der Bellen, sublinhou, após conhecidos os resultados das eleições de domingo, que qualquer Governo deve respeitar os princípios da democracia liberal, como a independência da comunicação social, a separação de poderes, a pertença à União Europeia (UE) e os direitos das minorias.

Recordou também que qualquer executivo precisa de ter maioria absoluta no parlamento e que, se um partido não a tiver, tem de convencer e conquistar o apoio de outros.

Veja as imagens dos protestos na galeria acima

Leia Também: Vitória histórica da extrema-direita em eleições legislativas na Áustria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório