Três bombeiros feridos em incêndio já dominado junto ao Tagus Park
Um incêndio em Oeiras, no distrito de Lisboa, deixou vários feridos, entre os quais bombeiros e agentes da Polícia de Segurança Pública. As chamas não chegaram às habitações, mas mais de vinte foram evacuadas por precaução.
© Nuno Forjaz Coelho/ Gosto e Falo de Oeiras Facebook
País Oeiras
Três bombeiros ficaram feridos no combate às chamas, esta sexta-feira, junto ao Tagus Park, em Oeiras, no distrito de Lisboa.
"São feridos ligeiros. Uma bombeira com pequenas queimaduras, mas como fez muita inalação de fumo foi, por precaução, a unidade hospitalar", começou por explicar o comandante dos Bombeiros de Barcarena, Carlos Gomes, à RTP.
Um outro operacional foi também hospitalizado por precaução, e um terceiro devido a uma crise de ansiedade. "Houve uma determinada altura que o fumo era muito intenso e a visibilidade era nula. Despertou uma crise de ansiedade", detalhou, explicando que foram todos encaminhados para o Hospital São Francisco Xavier.
Além dos bombeiros feridos, o Comando Sub-regional da Grande Lisboa informou à Lusa que, decorrente deste incêndio, houve um acidente de viação, com o choque em cadeia de quatro veículos, dos quais um automóvel da Polícia de Segurança Pública (PSP), que resultou em quatro feridos ligeiros, dois civis e dois polícias.
Várias imagens partilhadas nas redes sociais mostram o fumo que estava no local.
Incêndio em Porto Salvo junto ao Tagus Park 🥺🥵 #incendio #agora #oeiras pic.twitter.com/yFtredfxn1
— Inês de Vasconcellos (@InVasconcellos) August 16, 2024
O incêndio já está agora dominado, mas ainda obrigou à retirada de pessoas de cerca de 25 moradias na zona. "Nunca esteve em causa a segurança", garantiu o comandante, referindo que as evacuações foram feitas numa altura em que havia "muito fumo" e de forma preventiva. "Para evitar que houvesse alguma queda ou algo com habitantes", explicou.
Apesar de a situação atual, o comandante confessou que esteve também "em cima da mesa" cortar a A5, "não pelo risco de incêndio, mas sim pelo fumo" que chegava a uma das principais vias de Lisboa. "O vento estava muito forte e, portanto, estava a chegar muito fumo", sublinhou.
O fogo chegou a ser combatido por mais de 130 bombeiros, 39 veículos e um meio aéreo. O alerta foi dado pouco depois das 13 horas.
[Notícia atualizada às 17h36]
Leia Também: Fogo em zona de mato junto ao Tagus Park em Oeiras dominado
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com