É por isso que o cabelo fica cinzento ao longo do tempo
Má notícia: não há como o evitar nem reverter o processo de cabelo grisalho.
© iStock
Lifestyle Envelhecimento
Apesar da ideia pré concebida de que, aos 50 anos, metade da população conta com perda de cor em 50% dos fios de cabelo, especialistas comprovaram os dados, concluindo que mais de metade da população, nomeadamente 74%, tem apenas 27% dos fios de cabelo cinza, entre os 45 e os 65 anos de idade, sendo que o ‘problema’ afetam mais os homens do que as mulheres e vê-se mais nos caucasianos do que nos asiáticos ou africanos.
Mas o que faz com que a cor se acinzente ao longo do tempo?
Explica o Science Alerta que são os melanócitos as células responsáveis pela cor do cabelo. Tais células podem ser eumelaninas (responsáveis pela pigmentação preta e castanha) ou feomelaninas (responsável pelo amarelo e vermelho) sendo a proporção de cada grupo de melanócitos a responsável por cada tom de cabelo e quaisquer pelos corporais, que variam conforme a zona do corpo – por exemplo, as pestanas são tendencialmente mais escuras que o cabelo.
Embora os tons (e a proporção de grupos de melanócitos) sejam habitualmente partilhados entre irmãos, os níveis de eumelaninas e feomelaninas pode variar com o tempo, por exemplo, durante a gravidez, já que são estimulada pelos níveis de estrogénio e progesterona, que se alteram no período de gestação.
Ora, o crescimento do cabelo é cíclico, e processa-se pela contínua variação entre as fases anágena (em que o cabelo cresce continuamente, cerca de 1cm por mês, entre 3 a 6 meses) e a fase telógena (em que o cabelo não cresce, nem os melanócitos estão ativos, por cerca de 3 meses). Durante este processo, também a produção de pigmentos se ativa e desativa, e é quando as células deixam de conseguir acompanhar uma nova fase anágena que o cabelo se torna cinza e posteriormente se danifica e acaba por cair.
Cientistas ainda não apontaram o gene responsável pela cor cinza, embora já se entenda o processo, e também ainda não foi verificada a influência de aspetos exteriores ao organismo como o stress ou tipo de alimentação, mas já se procuram formas de evitar o clareamento do cabelo, que se acredita ser conseguido através de alguma forma de proteção dos folículos que evitem os danos externos, e assim se garanta que o cabelo volte à fase do ciclo capilar em que a produção de pigmentos está ativa.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com