Tem mais de 30 e questiona-se se deve congelar os seus óvulos? Saiba mais
É um procedimento cada vez mais popular, sobretudo entre mulheres profissionais com 30 ou mais anos – mas será que vale a pena ou será que se trata apenas de uma aposta arriscada e dispendiosa?
© iStock
Lifestyle Relógio
Para milhares de mulheres a possibilidade de congelar os óvulos pode parecer uma opção de confiança e apresentar-se como a rede de segurança perfeita - ‘por via das dúvidas’… mas será que é mesmo assim?
De acordo com a publicação The Telegraph, o Colégio Real de Obstetras e de Ginecologistas britânico (RCOG) alerta por prudência entre as mulheres em idade reprodutiva. Já que segundo aquela instituição congelar os óvulos não garante futuros nascimentos de nados vivos, para além de existirem limites de armazenamento.
Um porta voz garantiu ainda que a melhor idade para uma mulher proceder ao congelamento incide na casa dos 20 e poucos anos e “certamente antes de completar 37 anos”.
Mais ainda, outros especialistas debateram num artigo publicado no periódico científico de obstetrícia e de ginecologia BJOG, se o congelamento dos óvulos deveria de todo ser oferecido a mulheres solteiras perto dos 30 anos.
Especialistas do Imperial College London e do Hospital de Westminster, em Londres, no Reino Unido, referem que a proporção de óvulos congelados que resulta no nascimento de nados vivos entre mulheres com menos de 36 anos é de apenas 8,2%. Já entre os 36 e os 39 anos esse valor decresce para 3,3%.
Adam Balen, professor de medicina reprodutiva e porta voz do RCOG , disse: “A taxa de sucesso tem vindo ainda assim a aumentar nos últimos anos. Porém, nunca há garantias de um bebé”.
Eis outros factos que deve ter em conta, segundo informações partilhadas pelo Colégio Real de Obstetras e de Ginecologistas britânico, se pretende ou está a pensar congelar os seus óvulos:
- Após o descongelamento a taxa média de sobrevivência dos óvulos é de 85% a 90%, ou seja, em 10, sobrevivem 8,5 ou 9. Mas esta média também é afetada com a idade. - As hipóteses de gravidez da mulher variam de acordo com a idade.
- Ao efetuar tratamento com óvulos congelados as hipóteses de gravidez correspondem à idade em que se congelou os óvulos.
- A idade média em que a mulher deixa de ser fértil é aos 41 anos. A partir dos 38 anos, a qualidade dos óvulos diminui significativamente.
- Ao congelar os óvulos não há garantia que irá engravidar no futuro. O que sabe é que a qualidade dos óvulos se mantém inalterada.
- Por motivos éticos os óvulos só podem ser armazenados por um período máximo de 10 anos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com