Não é ‘só uma pequena dor’. Perceba o que é uma inflamação
É quando menosprezamos os problemas e menos ouvimos o corpo que mais se geram problemas que podiam facilmente ser resolvidos (ou mesmo prevenidos) se tratados a tempo.
© iStock
Lifestyle Inflamação
O sistema imunitário responde de diversas formas, e a inflamação é uma delas: a dor é o reflexo de uma lesão ou infeção sofrida, que funciona como um alerta ao próprio corpo para que não deixe de reparar aquele dano.
Diz o Live Science que sem esta resposta física o problema se iria propagar rapidamente, podendo levar a resultados fatais.
Como vê, a inflamação é algo positivo, de certa forma, contudo, quando esta dor tende a persistir, pode querer indicar um caso diferente ou quase oposto. Fala-se dos casos de inflamação crónica, em que a resposta que o organismo quer dar (de forma desnecessária, neste caso, pois não se está a falar de um caso de dor pontual e numa zona específica) pode significar doenças cardíacas, lúpus, artrite reumatóide ou doenças auto-imunes.
Ao persistir, a inflamação pode levar a consequências a todo o corpo que deixa de funcionar a 100%, em primeiro lugar por 'confundir' o próprio organismo relativamente aos sinais que recebe e aos quais o sistema imunitário deve responder. Consequentemente, atuam em órgãos que estão saudáveis, invadindo e por isso pondo em risco o seu bom funcionamento.
Por outro lado, reais lesões a ser curadas pelo próprio corpo não são 'ouvidas' pelo organismo, o que origina novos problemas.
A solução? Não deixar passar em branco nenhum tipo de dor que se associe a uma inflamação. Em certos casos, o tratamento pode passar exclusivamente pelo próprio tempo, noutros, poderá estar a salvar-se de verdadeiros problemas bastante graves.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com