Nem sempre é timidez. Saiba porque é que algumas crianças coram muito
O comportamento foi apontado a uma caraterística de personalidade… e não é boa.
© iStock
Lifestyle Personalidade
Foi feito um estudo sobre o porquê de algumas crianças corarem com muita mais facilidade que outras. Antes dos estudos, esclareça-se que o facto de amostra se cingir a crianças e o estudo não ser transposto ao caso adulto porque a atitude de um indivíduo perante certas situações sociais vai variar consideravelmente dependendo da sua idade, sendo que em criança a noção de realidade e bastante particular, nomeadamente sobre si mesmo.
Dito isto, o que o referido estudo aponta é a relação entre crianças que coram e narcisismo. Segundo os especialistas, o ato de corar é reflexo de uma atitude narcisista, já que este (inevitável) comportamento surge ao mais mínimo elogio, que é entendido pela criança como um grande atributo.
Tais conclusões advêm da análise direta a uma amostra de crianças entre os 7 e os 12 anos de idade a quem foi pedido que respondessem a algumas questões sobre si mesmas. Desta fase do estudo foi possível identificar de imediato as crianças com maior tendência ao narcisismo: eram aquelas que responderam com frases como ‘sou uma pessoa muito especial’ ou ‘gosto muito de mostrar tudo o que sei fazer’.
Na segunda fase da análise, cada criança foi convidada a subir a um palco para cantar para posteriormente ser avaliado por um cantor profissional (que era na verdade um dos autores do estudo). Após cada canção, o ‘juri’ respondia com avaliações muito boas (por exemplo ‘Cantas incrivelmente bem!’), boas (‘gostei da música’ ou um pequeno elogio semelhante) ou neutras, como ‘ouvi a música que cantaste’.
Como seria de esperar, os grandes elogios levavam praticamente todas as crianças a corar, os elogios bons, já nem tanto, e nas avaliações neutras apenas coraram as crianças que no teste transmitiram uma atitude narcisista, além disto, em qualquer situação estas crianças coraram muito mais que as restantes.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com