O melhor para correr são… sapatilhas sem calcanhar, diz empresa espanhola
A empresa quer concorrer com grandes marcas de desporto com um produto nunca antes apresentado.
© iStock
Lifestyle Corrida
Foi a startup espanhola FBR quem apresentou o produto que nasceu da pesquisa, investigação e experimentação de um grupo de especialistas em biomecânica, designers, podologistas, fisioterapeutas, advogados e treinadores de atletismo.
Juntos, chegaram ao modelo agora apresentado que nasceu de um longo processo de cinco anos, antes dos quais Adharanand Finn, jornalista e corredor que criou a FBR teve a vontade de criar uma sapatilha que impedisse as lesões mais comuns nesta modalidade.
Finn morou no Quénia por uns meses e observou as técnicas de corrida mais adotadas pelos africanos, que o faziam muitas vezes descalços e, ainda assim, se lesionavam menos do que quem corria com calçado apropriado. A justificação para tal facto advém da forma como pousam o pé, sem colocar o calcanhar no chão, o que lhes permite aproveitar a energia gerada a cada apoio, bem como no tendão de Aquiles, arco plantar e gémeos, para dar impulso à passada e assim correr de forma mais eficiente.
Como conseguir reproduzir este movimento? Com uma sapatilha que não permita que se apoie o calcanhar no chão.
Ver esta publicação no InstagramHola... ¿tú también? #running #runners #corredores #correr #deporte #atletismo
Da ideia para o produto final, passaram-se meses de pesquisa e uma composta equipa que confirmou toda a técnica e anatomia que faz deste uma potencial ferramenta para quem corre. Agora, o produto chega ao mercado, produzido pela própria startup e posto à venda por 139€, já que os empresários tentaram “bater à porta das principais marcas desportivas, tanto espanholas como estrangeiras, mas muitas nem contestaram”, lê-se no El Mundo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com