Afinal, comer queijo todos os dias faz mal?
Um novo estudo sugere que comer queijo diariamente reduz a incidência de doenças cardíacas.
© iStock
Lifestyle Perigo
De acordo com uma nova pesquisa publicada no periódico científico European Journal of Nutrition afirma que comer uma quantidade moderada de queijo diariamente deixa-nos menos propensos a desenvolver doenças cardíacas ou a experienciar um acidente vascular cerebral (AVC).
De modo a saber como o consumo de queijo a longo prazo afeta o risco de doenças cardiovasculares, uma equipa de investigadores provenientes da China e da Holanda combinaram e analisaram dados de 15 estudos observacionais com mais de 200 mil pessoas, desenvolvendo assim uma extensa meta-análise.
Os cientistas descobriram que, no geral, as pessoas que consumiam mais queijo tinham um risco 14% menor de desenvolver doenças cardíacas coronárias e 10% menos chances de ter um AVC, comparativamente àqueles que raramente ou nunca comiam queijo.
Os indivíduos que registaram um risco menor de doenças cardíacas e de acidentes vasculares cerebrais consumiam, em média, cerca de 40 gramas por dia. O estudo, no entanto, não conseguiu apurar uma relação de causa e efeito entre o consumo de queijo e a menor probabilidade de incidência de doenças cardíacas.
Em entrevista à revista Time, Allan Stewart, diretor de cirurgia aórtica da Ichan School of Medicina no Centro de Medicina Monte Sinai, nos Estados Unidos, afirma acreditar que o queijo contém qualidades benéficas que compensam o impacto negativo do alto teor de gorduras saturadas.
"O queijo contém ácido linoleico, um ácido graxo insaturado que aumenta a quantidade de colesterol HDL, considerado ‘bom’, e diminui os níveis de LDL, o colesterol ‘mau’. Também há evidências de que o queijo, como substituto do leite, pode realmente ter um efeito protetor no coração", diz Stewart.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com