Crianças não devem beber chá preto nem café, alerta um novo estudo
Um estudo realizado no Reino Unido, sugere que as crianças não deveriam jamais consumir chá preto ou café, já que “o consumo elevado de cafeína está associado ao desenvolvimento de ansiedade e de hiperatividade”.
© iStock
Lifestyle Perigo
O Departamento de Saúde britânico considera ainda que as crianças deviam ser banidas de comprar bebidas energéticas repletas de cafeína e de açúcar.
O estudo governamental alerta para os efeitos nocivos do chá, sobretudo o preto, e do café para a saúde dos mais novos.
Uma equipa de investigadores concluiu que o consumo elevado de cafeína entre as crianças está associado a maiores níveis de ansiedade, distúrbios do sono e hiperatividade.
O café contém cerca de 400 miligramas de cafeína por litro, as bebidas energéticas 320 miligramas por litro, já o chá preto tem à volta de 200 miligramas.
Os especialistas avisam que qualquer bebida que contenha mais de 150mg de cafeína por litro deve incluir um aviso no rótulo, não só para crianças, como para mulheres grávidas ou que estejam a amamentar.
Mulheres grávidas que ingerem demasiada cafeína apresentam um maior risco de aborto espontâneo ou de nascimento prematuro do bebé.
As diretrizes europeias sugerem ainda que os adultos não devem consumir mais de 400mg por dia e as grávidas 200mg.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com