Mycoplasma genitalium: A DST resistente a antibióticos que alarma médicos
Trata-se de uma infeção sexualmente transmissível pouco conhecida capaz de se transformar numa superbactéria resistente a tratamentos com os antibióticos mais conhecidos, segundo um alerta feito por especialistas europeus.
© iStock
Lifestyle Sexualidade
A Mycoplasma genitalium (MG), como é conhecida, já tem se mostrado resistente a alguns deles e, no Reino Unido, as autoridades de saúde trabalham com novas diretrizes para evitar que a condição dê origem a uma crise de saúde pública, como reporta a BBC News.
Os cientistas estão neste momento a trabalhar arduamente para identificarem e tratarem a bactéria de forma mais eficaz, mas também para estimular a prevenção, com o uso de preservativo.
Sintomas da Mycoplasma genitalium
A Mycoplasma genitalium é uma bactéria que pode ser transmitida por meio de relações sexuais com um parceiro contaminado.
Nos homens, causa a inflamação da uretra, provocando a secreção de liquido pelo pénis e dor ao urinar.
Nas mulheres, pode inflamar os órgãos reprodutivos - o útero e as trompas de falópio - provocando não só dor, como também febre, hemorragias e infertilidade.
A infeção, porém, nem sempre apresenta sintomas. E pode ser confundida com outras doenças sexualmente transmissíveis, como a clamídia.
Antibióticos tornam-se obsoletos
A ascensão da MG ocorre principalmente no continente europeu.
No Reino Unido, o quadro é especialmente preocupante, segundo a Associação Britânica de Saúde Sexual e VIH (BASHH).
A associação afirma que as taxas de erradicação da bactéria após o tratamento com um grupo de antibióticos chamados macrolídeos estão a diminuir.
A resistência da MG a esses antibióticos é de cerca de 40%. "60% das infecções permanecem sensíveis a macrolídeos como a azitromicina", diz o médico Paddy Horner, da Associação Britânica de Saúde Sexual e VIH e responsável por desenvolver as diretrizes relacionadas à doença.
Segundo Horner, "antes de 2009 "quase todas as infecções" por Mycoplasma genitalium eram sensíveis a esse grupo de antibióticos.
Prevenção
Novas diretrizes detalhando a melhor forma de identificar e tratar a MG estão a ser divulgadas.
Já existem testes para detetar a bactéria, mas ainda não estão disponíveis em todas as clínicas e unidades clínicas.
Peter Greenhouse, especialista em DSTs, recomenda às pessoas que tomem precauções.
"O público tem de estar alerta para o Mycoplasma genitalium", disse. "O uso de preservativo é fundamental”, alerta.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com