Atenção. Os homens com este traço facial são mais infiéis
Homens com rostos ‘másculos’ apresentam uma maior probabilidade de serem infiéis, diz estudo.
© iStock
Lifestyle Relações perigosas
De acordo com uma nova pesquisa realizada por cientistas australianos e publicada no periódico científico na Royal Society Open Science, homens que traem as suas parceiras têm a sua infidelidade ‘pregada’ no rosto. Já as mulheres, não.
Tudo começou com uma pergunta. Os investigadores pretendiam saber o quão correspondente com a realidade eram as impressões das pessoas. Será que alguém que todos julgam infiel realmente trai?
Como tal, elaboraram um teste. Pediram a voluntários que julgassem 189 fotografias de homens e mulheres e classificassem de um a dez a probabilidade de que cada individuo fosse infiel. Anteriormente, as pessoas nas fotos já haviam relatado se traíam os seus parceiros e qual a probabilidade de isso vir a acontecer algum dia.
Os resultados mostraram que, no geral, homens e mulheres deram pontuações mais elevadas associadas à infidelidade às imagens de homens com traços específicos: testa larga e expressiva, mandíbulas bem definidas e lábios mais finos. Ou seja, fenótipos intimamente ligadas a rostos ‘másculos’.
E o mais curioso: a maioria dos homens julgados como infiéis haviam admitido realmente admitido cometer regularmente adultério.
Essa mesma correspondência não foi constatada no rosto das mulheres. Segundo os cientistas, tal pode estar relacionado a vários fatores, incluindo ao facto das mulheres ainda serem vistas socialmente como estando menos propensas a trair – ainda que as estatísticas de infidelidade digam que eles e elas não são assim tão diferentes.
Adicionalmente, os investigadores também consideraram a hipótese de que desconfiar de homens com rostos másculos poderia ter oferecido uma vantagem evolutiva: dessa forma as mulheres eram capazes de identificar um parceiro que não inspirava confiança.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com