O leitor perguntou: É possível morrer por causa de um chupão no pescoço?
Sim, é.
© iStock
Lifestyle Relações perigosas
Em 2016, um caso inusitado chamou atenção dos meios de comunicação de todo o mundo: um jovem, de 17 anos, teria morrido após levar um ‘chupão’ no pescoço dado pela namorada.
Julio Macias Gonzalez, da Cidade do México, estava com a namorada, de 24 anos, quando, depois de terem relações íntimas, voltou para casa. Sem imaginar o pior, sentou-se para comer com a família, mas logo começou a ter convulsões e foi levado para o hospital. Infelizmente, nada pôde ser feito e o jovem morreu.
Segundo os médicos, a sucção provocada no pescoço foi tão grande que criou um coágulo, que, através da corrente sanguínea, chegou ao cérebro, provocando por sua vez um derrame.
Já num outro incidente prévio, em 2011, uma mulher de 44 anos, da Nova Zelândia, também foi vítima de um ‘chupão’. Tendo ficado com o braço esquerdo paralisado. A sucção violenta feriu o interior de um vaso sanguíneo e criou um coágulo, que, nesse caso, foi até ao coração e causou a paralisia.
O que é um coágulo?
Os coágulos fazem parte de um processo natural do organismo e ajudam a parar hemorragias. Dessa forma, se um vaso sanguíneo for lesionado, dar-se-à a formação de coágulos.
Porém, às vezes, estes não se posicionam na parede do vaso danificado, mas no seu interior, o que pode levar a uma obstrução. Essa situação pode gerar problemas como tromboses e embolias, e tragicamente provocar o óbito.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com