Será esta ilha a mais perigosa do mundo?
Stromboli é a mais remota das sete Ilhas Eólias, em Itália.
© All Rights Reserved/Wikimedia/Anonymous via ViralHog
Lifestyle Viagens
Está isolada na costa norte da Sicília, tem 300 residentes, duas aldeias e um dos vulcões mais ativos do mundo. A tempestuosa ilha de Stromboli sofreu, este verão, duas explosões do vulcão que resultaram na morte de um alpinista italiano e mais de 70 pessoas foram retiradas da ilha. Durante 90 anos, os seus 12,6 km² estão em erupção quase continuamente.
Stromboli é a mais remota das sete Ilhas Eólias da Itália e nem sempre foi tão ativa ou tão escassamente povoada. De acordo com a BBC, no início de 1900, cerca de 4 mil pessoas moravam ali. Porém, após uma grande erupção e consequente tsunami em 1930, a maioria dos moradores deixou a ilha. Alguns anos depois, quando o vulcão começou a entrar em erupção quase continuamente, a população diminuiu e, no final da década de 1940, apenas 15% dos moradores da ilha permaneciam. Em 1950, o filme Stromboli, do diretor Roberto Rossellini, atraiu visitantes às margens rochosas da ilha.
No documentário vencedor do Elba Film Festival de 2019, Island of Fire, Anna Bressanin, da BBC, leva os telespectadores a conhecer a vida das pessoas que ali habitam, explorando as complexas razões pelas quais elesescolhem viver num dos vulcões mais ativos do mundo. Os habitantes locais, acostumados a viver com os estrondos audíveis do vulcão, acreditam que a felicidade está em aceitar o poder da natureza e a vulnerabilidade da vida.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com