Dieta proteica: Dieta Atkins é a melhor. Conhece?
A dieta das proteínas, também conhecida como Dieta Atkins, provou que funciona e é uma das melhores dietas.
© iStock
Lifestyle Dieta Atkins
A dieta das proteínas conta com um cardápio com pobre em hidratos de carbono e, assim como a dieta mediterrânica, ajuda as pessoas a perderem mais peso do que uma dieta tradicional, com pouca gordura e calorias, segundo um dos maiores e mais longos estudos realizado com o objetivo de comparar técnicas para perder peso.
Por que a dieta das proteínas é a melhor?
Uma grande surpresa: A dieta de restrição de carboidratos (mesmo que: dieta de proteínas ou dieta do dr. Atkins) foi o regime que melhorou mais o colesterol dos voluntários do que as outras duas. E a verdade, é que muitos críticos previam o oposto.
No entanto todas as três abordagens - a dieta das proteínas, a dieta de restrição de gordura e a dieta mediterrânea - conseguiram proporcionar perda de peso e melhoraram o colesterol.
O estudo é importante não apenas porque durou dois anos, muito mais tempo do que a maioria, mas também devido à grande quantidade de pessoas que se manteve nas dietas: 85%.
O estudo foi publicado no New England Journal of Medicine.
A pesquisa foi feita num ambiente controlado: uma estação de pesquisa nuclear isolada em Israel. Os 322 participantes faziam a sua refeição principal do dia, o almoço, no restaurante interno.
“Os voluntários não podem facilmente ir almoçar no Subway ou McDonalds mais próximos”, disse o Dr. Meir Stampfer, um dos autores do estudo e professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Nas demais refeições os voluntários foram aconselhados sobre como se manterem nos seus planos de alimentação e foram solicitados para preencherem questionários sobre o que comeram, disse Meir.
A dieta de baixa gordura (com não mais de 30% da calorias totais provenientes da gordura) restringia a caloria e o colesterol, focando-se em grãos de baixa gordura, vegetais e frutas. A dieta mediterrânea teve restrições similares em termos calóricos, de gordura e colesterol, mas tem ênfase em frango, peixe, azeite e nozes.
A dieta de proteínas, criada pelo dr. Atkins, nos EUA, colocava limites para a ingestão de carboidratos, mas não para calorisa ou gorduras. Estimulava os voluntários a escolher fontes vegetais de proteína e gordura.
A perda média de peso para aqueles na dieta do Atkins foi de 4,7 kg após dois anos. As pessoas na dieta mediterrânea perderam 4,5 kg e aquelas na dieta da gordura perderam 3 kg.
Mas a grande surpresa adveio das medições de colesterol. Os críticos há muito que afirmam que a dieta da proteína pode ajudar a emagrecer, mas que a longo prazo, poderia levar a um alto nível de colesterol porque permite a ingestão de mais gordura.
Mas a dieta da proteína parece ter melhorado o colesterol em muitas das medições, incluindo a taxa total de colesterol HDL, o colesterol 'bom'.
Os médicos interpretam a relação entre colesterol e HDL – que quanto menor, melhor – como sinal de risco de obstrução arterial.
A taxa diminuiu em 20% em pessoas na dieta de proteína, comparativamente com 16% nas pessoas que praticavam a dieta mediterrânea e 12% naquelas na dieta de gordura.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com