Comeu demais no Natal? Este tempero que tem na cozinha acaba com a azia
Beba vinagre de maçã.
© iStock
Lifestyle Azia
Acredite: ingerir vinagre de maçã ou de sidra é uma técnica eficaz, segundo um estudo realizado por investigadores da Faculdade da Arizona State University, nos Estados Unidos.
Os investigadores conduziram uma experiência na qual dividiram um grupo de voluntários em três grupos. O primeiro fez uma refeição apimentada e não tomou nada depois. O segundo tomou um antiácido após comer os alimentos com pimenta e, por fim, o terceiro consumiu comida com pimenta e vinagre ou ingeriu o vinagre depois de comer.
Aqueles que consumiram vinagre apresentaram melhores resultados no combate à azia – semelhante àqueles que tomaram antiácidos. Contudo, segundo os académicos, serão necessárias mais pesquisas que possam validar estes resultados.
Adicionalmente, não existem até ao momento outras pesquisas confiáveis sobre o tema. Ainda assim, este movimento “funciona para alguns indivíduos com azia leve”, diz Ashkan Farhadi, gastroenterologista do MemorialCare Orange Coast Medical Center e diretor do Digestive Disease Project do Memorial Care Group em Fountain Valley, nos Estados Unidos.
Então, por que este ingrediente pode ajudar a tratar a azia leve?
Quando tem azia, o ácido no estômago sobe pelo esófago (que conecta a garganta e o estômago) irritando-o, o que por sua vez causa aquela sensação de ardor no peito.
O vinagre de maçã é um ácido moderado que teoricamente poderia reduzir o pH do estômago. “Então, o estômago não tem que produzir o seu próprio ácido”, explica Farhadi. “De certa forma, ao fornecer um ácido suave, está a parar o gatilho do ácido do estômago”.
“O vinagre de maçã pode ser útil em casos leves, mas definitivamente não ajuda quem sofre de refluxo moderado a grave”, diz Farhadi. “Se tem um problema sério de azia, é melhor experimentar medicamentos que tratam a condição e, se isso não ajudar, consulte um médico”, conclui.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com