Namoro online é a nova tendência em Portugal. É fã?
Quantos cibernautas usam atualmente sites de namoro em Portugal?
© iStock
Lifestyle Online dating
Segundo o site Lovino.pt, um agregador deste tipo de sites, recentemente lançado em Portugal, o amor está no ar (na internet, neste caso) e namorar online em sites criados para o efeito está na moda.
Amor para a vida ou amor de uma noite?
Com uma oferta de sites e apps muito mais extensa para além do Tinder, Portugal tem uma vasta lista de sites para encontrar romances para todos os gostos, seja para a vida ou para uma 'one night stand'.
A Lovino analisou esta nova tendência à lupa e apresentou recentemente dados estatísticos sobre namoro online em Portugal, no ano de 2019, examinando quem procura o quê e as motivações para esta demanda.
O que dizem as estatísticas?
Prova desta nova tendência são as estatísticas recentemente divulgadas pelo Lovino.
De acordo com o site agregador deste tipo de ferramentas, Portugal segue as tendências mundiais, que pendem para uma maior utilização deste tipo de sites por homens (53%) e menos por mulheres, cujos números andam à volta dos 47%.
Além disso, não é de surpreender que a população mais jovem esteja mais próxima deste tipo de abordagem; onde 56% dos utilizadores tem menos de 34 anos de idade, e 30,2% entre 35 e 50 anos, enquanto apenas 13,8% utilizadores tem mais de 50 anos.
Smartphone é rei
Como mais de metade dos utilizadores nas camadas mais jovens, não é de admirar que 81,3% destes utilizadores utilizem dispositivos mobile para aceder a sites de encontros, enquanto 18,2% o fazem a partir de um computador.
Amor à moda antiga
Outros dados do estudo levado a cabo pela Lovino em Portugal, demonstram que 11,2% dos portugueses que usam sites de encontros procuram apenas uma relação casual ou encontro sexual, enquanto que a restante percentagem procura uma relação mais estável, o que indica o conservadorismo dos portugueses em relação ao amor.
Homossexualidade estigmatizada?
Alguns dados curiosos deste estudo da Lovino, mostram que 17,1% dos cibernautas deste estudo estão à procura de um relacionamento gay, (12,4% homens, 4,7% homens) o que é bastante baixo quando comparado com outros países, como por exemplo Espanha, o que demonstra que a homossexualidade ainda é um pouco estigmatizada em solo nacional.
Outros números agora revelados pela Lovino.pt indicam que 17,6% destes utilizadores procuram romance em localizações específicas, enquanto os restantes preferem procurar a sua cara-metade em qualquer localização.
Já 22,3% destes cibernautas preferem usar serviços pagos, com mais vantagens, contra os 77,7% que preferem utilizar serviços pagos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com