Cinco coisas que jamais deve fazer na cama
A cama é para descansar, mas muitas vezes é usada para atividades 'extra-curriculares'... e não, não é o que está a pensar!
© Shutterstock
Lifestyle Maus hábitos
Afinal, quem nunca ficou a ver televisão na cama até de madrugada? Comeu o pequeno-almoço ou o jantar entre os lençóis? Ou ficou a trabalhar no PC à noite?
Ter o hábito de fazer estas e outras coisas na cama pode trazer consequências para a higiene do seu quarto, para o seu bem-estar e até para a sua saúde.
Eis as cinco coisas que jamais deve fazer na cama, segundo o site Rodale's Organic Life:
Dormir a ver televisão
Pode parecer que a TV ajuda a dormir, mas a luz da televisão impede que o corpo liberte melatonina, uma hormona que ajuda a dormir um sono mais profundo e reparador. Adicionalmente, se estiver a ver algo violento o seu cérebro pode ficar em estado de alerta e tal irá impedi-lo de dormir calmamente.
Ir às redes sociais
Eric Kezirian, especialista em sono da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, observa que os dispositivos eletrónicos emitem luz, especialmente num quarto escuro. "O seu uso à noite pode interferir com a consciência do corpo de dia e noite, dificultando a sua vida na hora de adormecer.
Comer na cama
Paul Bello, exterminador de insetos, adverte que mesmo em pequenas quantidades, as migalhas entre os lençóis podem atrair bichos, como formigas, moscas, e até mesmo baratas.
Trabalhar na cama
Até pode achar que está a adiantar trabalho ou que está a ser produtivo ao trabalhar na cama logo pela manhã ou antes de ir dormir mas, na verdade, além do hábito o fazer procrastinar durante o resto do dia, vai deixá-lo cansado e impedi-lo de dormir bem.
Ter uma discussão acesa
Bonnie Eaker Weil, especialista em relações, sugere que 'adie' "a discussão e tente livrar-se das emoções negativas antes de dormir", para não estragar a ligação nem atrapalhar o sono de ambos. Ao invés, dar abraços ou beijar fará com que sejam libertadas endorfinas que promovem o bem-estar.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com