De 'You' ao Tinder: Estes são os perigos na era do amor digital
Em Portugal, registou-se um aumento de 28% no número de vítimas de stalkerware no último ano.
© Netflix
Lifestyle Amor e obsessão
Depois de se ter tornado um fenómeno, principalmente entre as camadas mais jovens, a segunda temporada da série da Netflix 'You', lançada no final do ano passado, dividiu a opinião dos fãs: pela repetição do enredo, mas também por continuarem a não existir consequências às ações do protagonista, que alimenta continuamente as suas obsessões amorosas, através da violação da privacidade das mulheres que o rodeiam. No Dia dos Namorados, a Kaspersky recorda que o stalkerware é um perigo real – que vive fora dos ecrãs de cinema e ameaça cada vez mais a segurança das relações. Em Portugal, registou-se um aumento de 28% no número de vítimas de stalkerware no último ano.
De saída de Nova Iorque para uma nova vida em Los Angeles, Joe Goldberg assume a identidade de Will Bettelheim e encontra uma nova obsessão: a chef de cozinha Love Quinn. É assim que começa a segunda temporada de 'You'. Com este novo amor a ocupar-lhe os pensamentos, Joe/Will volta à 'investigação online' para descobrir mais detalhes da vida privada de Love Quinn, através das suas redes sociais. Mas a maior novidade é a aplicação que Joe decide instalar no telemóvel de outra personagem, a sua vizinha Ellie, com o objetivo de espiar todos os seus movimentos, incluindo trocas de mensagens, sem que esta o autorize ou tenha sequer conhecimento.
Ao contrário das aplicações legítimas de controlo parental, os programas de stalkerware são executados de forma oculta, em segundo plano, sem que as vítimas se apercebam ou consintam, sendo frequentemente utilizados em relações amorosas com o objetivo de espiar os parceiros. Em Portugal, nos primeiros oito meses de 2019, o stalkerware afetou 93 vítimas, o que se traduz num aumento de 28% face a 2018, com 67 vítimas afetadas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com