Entretemo-nos mais com histórias sobre vingança do que perdão
Contudo, e segundo o novo estudo, histórias de ficção com finais que incitam o perdão causam um maior impacto na audiência.
© iStock
Lifestyle Vingança e perdão
Uma pesquisa realizada por investigadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, e divulgada pela revista Galileu, discerniu que, quando o assunto é entretenimento, os indivíduos preferem ver os criminosos serem punidos mais do que perdoados. Todavia, as histórias de perdão são interpretadas como mais impactantes e emocionantes, apontam os académicos.
"Gostamos de histórias nas quais os transgressores são punidos e, quando recebem mais do que merecem, achamos divertido. Ainda assim, as pessoas apreciam mais as histórias de perdão, mesmo que não as considerem tão divertidas", afirmou Matthew Grizzard, principal autor do estudo, num comunicado partilhado com a imprensa.
A pesquisa publicada no periódico científico Communication Research, analisou a reação de 184 estudantes perante 15 possíveis histórias para um programa de televisão. Em cinco desses cenários, o vilão era bem tratado pela vítima; já nos outros cinco, recebeu uma punição justa; nos restantes, foi castigado excessivamente para o crime que havia cometido.
Depois de lerem e examinarem cada narrativa, os voluntários tinham que carregar num botão de ‘gosto’ ou ‘não gosto’. Os dados apurados revelaram que a maioria das pessoas aprovou mais os cenários em que o vilão foi sujeito ao castigo justo.
Segundo a revista Galileu, os investigadores também cronometraram quanto tempo os leitores demoraram para carregar no botão de ‘gostar’ após lerem cada uma das histórias. "As pessoas têm uma resposta ao nível de como acham que os transgressores devem ser punidos e, quando uma narrativa cumpre o que esperam, geralmente respondem mais rapidamente", explicou Matthew.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com