Ter mais de dez parceiros sexuais aumenta o risco de cancro, diz estudo
É o seu caso?
© iStock
Lifestyle Saúde
Ter dez ou mais parceiros sexuais ao longo da vida está ligado a um maior risco de cancro, de acordo com uma nova pesquisa, citada pelo Independent.
Os investigadores descobriram uma associação estatisticamente significativa entre o número de parceiros sexuais e o risco de um diagnóstico de cancro entre homens e mulheres.
O estudo foi baseado em dados de 5.722 participantes com 50 anos ou mais em Inglaterra.
No que diz respeito às mulheres, as que disseram ter tido 10 ou mais parceiros tiveram 91% de maior probabilidade de serem diagnosticadas com cancro. Os homens com dois a quatro parceiros sexuais na vida apresentaram 57% de maior probabilidade de terem sido diagnosticados com cancro do que aqueles que relataram nenhum ou um. Os homens que relataram 10 ou mais parceiros tiveram 69% de maior probabilidade de terem sido diagnosticados com a doença.
O estudo não deu uma razão para a associação entre atividade sexual e o cancro, mas refere-se a estudos anteriores que vinculam infeções sexualmente transmissíveis ao cancro.
A pesquisa foi baseada em dados do Estudo Longitudinal Inglês do Envelhecimento (ELSA), no qual os participantes foram questionados sobre quantos parceiros sexuais tinham e foram solicitados a avaliar a sua saúde. A idade média dos participantes era de 64 anos.
Leia Também: "O cancro pediátrico fica algures num cantinho esquecido"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com