"Declínio da democracia". Narcisistas envolvem-se mais em ações políticas
Pessoas narcisistas apresentam uma maior predisposição para se envolverem em atividades políticas - como participar em comícios e assinar petições -, segundo os especialistas tal pode explicar "o estado atual e declínio da democracia".
© Shutterstock
Lifestyle Psicologia
Narcisistas estão mais propensos a serem mais politicamente ativos, indica uma nova pesquisa.
Investigadores apuraram que os indivíduos que demonstram traços narcisistas clássicos - tais como egoísmo e necessidade constante de admiração - apresentam uma probabilidade mais elevada de assinar petições, contactar membros do governo e de votar.
Entretanto, e segundo a mesma pesquisa, indivíduos mais auto-suficientes e pouco influenciáveis, tendem a envolver-se menos na esfera política.
Peter Hatemi, professor de ciência política na Universidade Penn State, nos Estados Unidos, afirma que os dados apurados podem explicar "o estado atual e declínio da democracia".
"Se as pessoas mais interessadas nos seus próprios interesses e status assumem um papel mais relevante nas eleições, então irão emergir candidatos que refletem os seus desejos - narcisismo atrai narcisismo", disse o professor, cujo estudo foi publicado no periódico Society for Personality and Social Psychology.
"Por outras palavras, medidas e resultados eleitorais estão a ser cada vez mais o fruto daqueles que querem mais, mas querem dar menos".
Para Hatemi é crucial encontrar formas de aumentar a interação com a esfera política entre um eleitorado o mais diversificado possível.
"Democracias bem-sucedidas requerem confiança nas instituições, funcionalidade e envolvimento no processo democrático", concluiu o professor.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com