Estudo diz que treinar apenas um braço traz benefícios para o outro
Pesquisa pode ser útil para treinos de reabilitação.
© iStock
Lifestyle Estudo
Cortar a rotina de exercícios pela metade e obter os mesmos resultados? Investigadores da Universidade Edith Cowan, num estudo publicado no Scandinavian Journal of Medicine and Sports Science, dizem que treinar apenas um braço ainda traz benefícios para o outro braço, mesmo que não o mova.
A pesquisa oferece novas evidências de que o exercício para pessoas lesionadas é útil para evitar a perda muscular enquanto um membro está inativo.
Para chegar a esta conclusão, a equipa australiana estudou 30 participantes que tiveram um braço imobilizado pelo menos oito horas por dia durante um mês. “Os participantes que fizeram exercícios excêntricos tiveram um maior aumento na força em ambos os braços”, disse o professor Ken Nosaka, citado pela Study Finds.
“Este grupo também teve apenas 2% de perda muscular no braço imobilizado, em comparação com aqueles que não fizeram nenhum exercício e tiveram 28% de perda muscular”, acrescenta.
Que exercícios evitam a perda muscular quando o membro está imobilizado?
O estudo foca em movimentos que podem melhorar a força e combater a perda muscular. Os investigadores descobriram que os exercícios excêntricos, que alongam os músculos em contração, proporcionam enormes benefícios para as pessoas que trabalham com um braço ou uma perna.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com