Beber muito chá pode ter este efeito secundário perigoso. Evite!
No geral beber chá é um hábito saudável, porém também existem malefícios.
© iStock
Lifestyle Alimentos perigosos
Os benefícios de beber chá parecem ser infindáveis. Está cientificamente provado que a bebida pode contribuir para aumentar a esperança média de vida, acelera o metabolismo, promove a perda de peso, melhora a memória e muito mais.
Contudo, provavelmente já ouviu a expressão que diz: "demasiado de uma coisa boa pode ser uma coisa má". E esse mantra prova ser verdade relativamente ao chá.
De acordo com um artigo publicado no portal Eat This, Not That!, beber até três chávenas de chá por dia pode conferir uma série de benefícios para a saúde, porém o consumo excessivo - mais de três ou quatro chávenas - pode acarretar complicações.
Danos no fígado
Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Derby, no Reino Unido, testou sacos de chá versus folhas de chá, e detetou níveis mais elevados de fluoreto em sacos de chá mais dispendiosos e considerados como sendo de qualidade superior.
Ferver o chá durante dois minutos resultou em chás na faixa de 3,6 a 7,96 miligramas por litro de fluoreto, substância nociva para o ótimo funcionamento do fígado. O que significa que se consumir mais de quatro chávenas (um litro) por dia, pode exceder a dose diária recomendada de ingestão de quatro miligramas de fluoreto.
Os investigadores hipotetizaram que o chá solto vem da colheita de diferentes partes da planta, daí apresentar índices mais diminutos da substância.
Consumir demasiado fluoreto pode não só causar lesões hepáticas, como danos nos dentes, ossos e articulações.
Segundo os académicos, os indivíduos devem então dar preferência ao consumo de folhas de chá soltas e restringir a ingestão da bebida até quatro chávenas (no máximo) por dia.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com