Quatro formas naturais de evitar a azia
Evite a sensação de desconforto.
© iStock
Lifestyle Azia
Sente frequentemente um ardor intenso entre a região central e superior do abdómen, juntamente com um gosto ácido na boca? Então, fique a saber que é provável que, à semelhança de cerca de um terço dos portugueses, sofra de azia, segundo explica um artigo publicado no site do hospital CUF.
O problema ocorre sempre que o ácido clorídrico produzido pelo estômago reflui para o esófago, podendo, por vezes, provocar tosse, náuseas, vómitos e dores no peito.
Eis algumas dicas, divulgadas pela CUF, para evitar sofrer de azia:
Mantenha uma alimentação saudável
Alimentos demasiado ácidos, picantes, gordurosos ou condimentados incitam o aparecimento de azia. O mesmo acontece com bebidas gaseificadas, alcoólicas ou com cafeína. Tente diminuir o consumo destes alimentos.
Não se deite depois de comer
Quando se coloca na horizontal logo depois de comer, está a dificultar a digestão e a estimular a produção de ácido no estômago, o que por sua vez lhe provocará azia (e, possivelmente, insónias). Para o prevenir, evite comer nas duas ou três horas antes de dormir.
Não fume
O tabaco contribui para a diminuição da proteção da mucosa que liga o estômago ao esófago, deixando-o mais sensível à irritação causada pelo ácido gástrico. O fumo do tabaco também é potencialmente irritativo.
Não use roupa apertada
O vestuário demasiado justo comprime o abdómen, contribuindo para o surgimento da azia. Opte, sempre que possível, por roupas mais largas e confortáveis.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com