Quatro alimentos saudáveis (mas) que aumentam a fome. Evite!
Fuja destas armadilhas.
© Shutterstock
Lifestyle Alimentos perigosos
Alguns alimentos são escolhas naturais de muitos daqueles que seguem uma dieta de emagrecimento, porém, e conforme explica a revista Boa Forma, incluí-los no cardápio pode de facto aumentar o apetite.
De acordo com os especialistas, não deve evitar estes alimentos por completo mas, sim, combiná-los com outros de modo a maximizar a sensação de saciedade e assim poder aproveitar todos os seus benefícios.
Eis, segundo a revista Boa Forma, quatro alimentos saudáveis que provavelmente estão a deixá-lo esfomeado:
Sumos de fruta
São verdadeiros campeões quando se trata de vitaminas e minerais, no entanto são pobres em fibras, contrariamente à fruta em si - que apresenta muito mais fibra, relativamente à sua versão líquida.
"Uma boa opção é batê-las juntamente com a casca para elevar a quantidade de fibra e, consequentemente, diminuir o índice glicémico", conta Gabriela Cilla, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo, à publicação.
Pão integral
Sim, é abundante em fibra, porém é mais processado do que outras opções integrais, como os próprios grãos, por exemplo, da chia e da quinoa.
Adicionalmente, o pão possui índices baixos de proteína e gorduras boas, nutrientes estes que são responsáveis pela sensação de saciedade. De modo a contornar o problema, coma o pão integral juntamente com ovos ou abacate.
Clara do ovo
A parte mais clara do ovo não contém gordura, o que vai fazer com que sinta fome pouco tempo depois de comer. Gabriela sugere consumir também o amarelo da gema, abundante em múltiplos nutrientes benéficos que sustentam o organismo.
Leite magro
Neste caso o problema está novamente na falta de gordura que caracteriza o leite magro. A carência deste nutriente inibe a saciedade duradoura, já que torna a quebra do açúcar do leite mais lenta, prologando o tempo da digestão e contribuindo com aquela sensação de estômago cheio.
"Tente compensar a fome causada por essa falta de gordura com uma dose extra de fibras solúveis, como com uma porção de aveia ou de granola", explica Gabriela.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com