Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 22º

Mito ou facto: Comer abóbora e cenoura ajuda a bronzear?

Tons alaranjados, não castanhos.

Mito ou facto: Comer abóbora e cenoura ajuda a bronzear?
Notícias ao Minuto

11:12 - 08/06/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Bronzeado

O consumo de alimentos como cenoura ou abóbora realça o seu bronzeado? 

Como explica a nutricionista Laura Isabel Arranz à abc, a cenoura tem uma quantidade significativa de carotenoides, “precursores da vitamina A que desempenham funções como regulação da cor, produção de melanina na pele e redução de stress”, portanto, são foto-protetores e antioxidantes. Os carotenoides são pigmentos naturais (corantes) com cores que vão do amarelo ao roxo até o mais comum, que é o laranja: "Por isso quando são aplicados na pele podem tingir com uma certa cor laranja", diz. .

A equipa de nutricionistas do Núkula também salienta que a melanina é responsável por dar cor à pele e “é o que é estimulado pela exposição ao sol”. Então, o consumo de cenoura ou abóbora não altera a cor?

Aparentemente, e como apontam os nutricionistas da Núkula, a cenoura, por conter betacaroteno, substância necessária para sintetizar a vitamina A, “o alto consumo de alimentos ricos em carotenoides produz um fenómeno benigno conhecido como carotinemia”, responsável pela pele adquirir aquela cor alaranjada, independente da melanina da nossa pele. “Esse fenómeno é reversível e cessa quando diminui o consumo de frutas e vegetais ricos em betacaroteno”, alertam, acrescentando que isso também se aplica à abóbora ou à batata-doce, entre outras, embora não na mesma quantidade que a cenoura. 

Leia Também: Happy Socks lança novidades fresquinhas de 'swimwear'

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório