Esta marca portuguesa quer trazer estilo e consciência para o seu armário
E carrega consigo a bandeira da sustentabilidade.
© Dulce Daniel
Lifestyle Marcas portuguesas
O projeto tem poucos meses - foi lançado em meados de agosto deste ano - mas a ideia já estava plantada há muito na cabeça da fundadora. Chama-se Haura e é uma nova marca de roupa sustentável com etiqueta 100% portuguesa.
Criativa por natureza, não era segredo que Luma Almeida, de 29 anos, queria deixar uma marca no mundo. "A Haura é a concretização de um projeto pessoal, que junta várias das minhas paixões: a criatividade na moda, a capacidade de nos reinventarmos, as potencialidades da economia circular e a adoção de estilos de vida mais conscientes", conta ao Lifestyle ao Minuto a jovem empreendedora, que largou o emprego num escritório de advogados e tirou da gaveta um sonho há muito desejado.
A história de Luma é como a de muitos outros consumidores de moda da geração 'millenial': "Fazer mais com menos". O isolamento provocado pela pandemia despertou-a para a importância da natureza e o impacto que as nossas escolhas tem no planeta - para o bem e para o mal. "O fim das peças é o limite da nossa criatividade, que é muito maior do que imaginamos", acredita.
Haura, explica, é a combinação de “haurir”, que significa consumir até ao fim, com “aura", enquanto campo de energia que envolve cada um de nós.
Estilo, durabilidade e orgulho nacional: este trio marca o tom da primeira coleção, que inclui peças-chave para diferentes ocasiões e que lutam pelo objetivo de contribuir para um consumo pensado para resistir a impulsos. No fundo, é um primeiro passo rumo a um armário cápsula. "Pretendemos estimular a criatividade e mostrar que podemos investir em poucas peças e fazer muito com elas."
A maioria das peças, à exceção das bermudas, são modelos de tamanho único, adaptáveis aos vários corpos. Os tecidos, nos quais se incluem o linho, o algodão, o cânhamo e o liocel, são certificados (OEKO-TEX® Standard 100).
Por acreditar que uma compra vai muito além do produto, também toda a experiência a ele associado foi pensada ao pormenor. A criatividade é a chave e revela-se tanto na etiqueta das peças, feita de papel semente, como na fragância criada especialmente para perfumar os produtos da marca, com o objetivo de influenciar as memórias de quem usa Haura.
Para reduzir o desperdício proveniente das embalagens, Luma optou por desenvolver embalagens que possam ser reutilizadas e incluiu uma moldura, na qual cabe uma polaroid, para que possa guardar memórias relacionadas com as peças e um cartão feito de papel certificado pelo Forest Stewardship Council com um QR Code para estimular a sua imaginação.
As peças da Haura estão, para já, exclusivamente à venda no 'website' oficial da marca. Os preços variam entre os 20 e os 165 euros.
Percorra a galeria e descubra alguns dos modelos disponíveis.
Leia Também: The Lighthouse: Salsa lança coleção cápsula com Huarte
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com