O alimento que não deve menosprezar - e que faz bem ao cérebro
É fã?
© Shutterstock
Lifestyle Alimentação
Alerta, gulosos. Segundo um estudo realizado por um grupo de investigadores da Universidade de Barcelona, em Espanha, comer amendoins (ou pasta de amendoim) ajuda a manter o cérebro saudável.
De acordo com o portal Eat This, Not That!, os investigadores explicam que os polifenois presentes neste alimento constituem um fator importante.
A equipa propôs-se a analisar, durante um período de seis meses, os efeitos do amendoim na saúde cerebral de jovens adultos saudáveis, entre os 18 e os 33 anos. Os participantes foram separados por três grupos: ao primeiro foram dados amendoins tostados com pele; a outro, manteiga de amendoim; e, por fim, uma manteiga constituída por macronutrientes muito semelhantes aos do amendoim e da manteiga de amendoim, mas que não contém quaisquer fibras ou compostos fenólicos.
Meio ano depois, as descobertas mostram que os amendoins e a manteiga de amendoim produziram um efeito positivo na saúde cognitiva dos participantes. Aqueles que comeram os amendoins tostados ou a manteiga de amendoim, por exemplo, viram melhorias na memória.
Mas há mais. Todos os participantes apresentam menos sintomas de depressão. No entanto, só o grupo que comeu os amendoins nota uma redução nos níveis de ansiedade.
Leia Também: Muito cuidado. Este alimento aumenta o apetite
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com