Curcuma, a raiz que reduz o colesterol e ajuda a tratar artrites
Este mês, o Lifestyle ao Minuto dá destaque à curcuma, um poderoso medicamento natural cujo benefícios são inúmeros. A nutricionista Rita Rocha Macedo aponta os mais relevantes.
© DR
Lifestyle Alimento do mês
A curcuma é um rizoma ou caule subterrâneo de uma planta herbácea nativa da Ásia (principalmente da Índia e Indonésia) com propriedades medicinais, também chamada açafrão da índia, açafrão-da-terra, gengibre-amarelo ou turmeric. É típica da gastronomia indiana, geralmente utilizada em forma de pó, mas também é encontrada fresca.
Serve para temperar sopas, carnes, peixes ou legumes. Possui um forte odor, agradável e levemente picante e amargo, semelhante ao gengibre.
A sua cor alaranjada provém da presença de compostos fenólicos denominados curcuminoides. A curcumina é o principal curcuminoide que se encontra na curcuma daí ser considerada o seu composto ativo. Além deste, também são encontrados outros curcuminoides como a demetoxicurcumina e a bisdemetoxicurcumina.
A presença da curcumina confere-lhe propriedades medicinais, cujas principais são: anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva, transformando este tempero num medicamento natural.
Tem como benefícios:
- Auxiliar no tratamento de artrites e de outras condições inflamatórias do foro reumatológico;
- Melhorar a digestão, uma vez que estimula as secreções digestivas e diminui a formação de gases em casos de disquinesias hepatobiliares, hepatites e cólicas gastrointestinais;
- Reduzir o nível de colesterol (LDL) sanguíneo, melhorando a circulação e reduzindo o risco de doença cardiovascular;
- Melhorar o sistema imunitário; ajudar na redução do nível de açúcar no sangue;
- Tendo propriedades antioxidantes, neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce.
- As suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas também parecem trazer benefícios em determinados problemas de pele, como eczema e acne.
- Parece ter um efeito hepatoprotetor, ajudando a manter a saúde do fígado e ainda prevenir a acumulação de gorduras neste órgão.
O consumo de curcuma não é recomendado em grávidas ou em amamentação, pessoas com doenças hepáticas, com distúrbios na coagulação do sangue ou em casos de obstrução das vias biliares.
A curcumina pura não é bem absorvida pela corrente sanguínea, por isso deve utilizar pimenta preta juntamente com a curcuma para retirar o máximo de benefícios desta raiz. A pimenta possui uma substância denominada piperina que intensifica a absorção da curcumina.
Aposte neste tempero que dá mais cor ao prato, permite reduzir a adição de sal e para além disso tem inúmeros benefícios para a saúde.
Leia Também: Pobre em calorias e cheio de vitaminas! Use e abuse do tomate
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com