O superalimento que reduz (e muito) o 'mau colesterol'. É fã?
O consumo de uvas beneficia a microbiota intestinal e ajuda a manter o colesterol.
© Shutterstock
Lifestyle Colesterol
Há alimentos que, pela sua composição nutricional, desempenham um papel protetor a nível cardiovascular. É o caso da uva, que pode ser particularmente benéfica, como demonstra um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Segundo a investigação, divulgada na revista científica Nutrients, o consumo de uvas favorece a produção de bactérias benéficas, que facilitam uma série de processos no nosso organismo.
Os autores do estudo, conduzido por Zhaoping Li, recrutou participantes que ingeriram o equivalente a 1,5 chávenas de uvas por dia durante quatro semanas. No final, os investigadores notaram um aumento da diversidade microbiana. Entre as bactérias benéficas, detetaram a Akkermansia, com efeitos positivos no metabolismo da glicose e dos níveis lipídicos.
Além disso, apontam para uma diminuição do colesterol, incluindo o total em 6,1% e o LDL em 5,9%. Os ácidos biliares, produzidos pelo fígado, também desceram para 40,9%.
Recorde-se que a casca das uvas possui resveratrol, uma substância com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os principais benefícios são a redução do colesterol LDL, o chamado 'mau colesterol', e o aumento do HDL, o 'bom colesterol'.
Além disso, as uvas são ricas em fibras solúveis, que também ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL.
Leia Também: Colesterol elevado? Beba este sumo caseiro potente
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com