Quinzena Gastronómica da Caça de regresso a Marvão após interregno
Uma quinzena gastronómica dedicada aos pratos confecionados à base de caça está a decorrer em Marvão, no distrito de Portalegre, após um ano de interregno devido à pandemia de Covid-19, divulgou hoje a câmara municipal.
© Shutterstock
Lifestyle Gastronomia
Promovida pelo município, a XI Quinzena Gastronómica da Caça tem como objetivos promover a gastronomia local com a utilização de produtos endógenos, apoiar a economia e contribuir para que o concelho se "mantenha" como um "destino gastronómico de excelência".
Com um total de oito restaurantes aderentes, a iniciativa permite que, até ao dia 2 de janeiro, os visitantes possam saborear vários pratos de caça, indicou a autarquia, em comunicado.
Feijoada de javali, arroz de lebre, lombo de veado gratinado, pombo bravo de escabeche ou tordos fritos são algumas das 'iguarias' presentes nas ementas.
O presidente da Câmara de Marvão, Luis Vitorino, explicou que a atividade da caça "é uma tradição muito típica" do Alto Alentejo.
A realização desta quinzena gastronómica tem sido "um sucesso" nos últimos anos, com uma adesão "surpreendente" por parte dos turistas e da população daquele concelho, destacou o autarca.
"Após um ano de interregno, motivado pela pandemia, estamos satisfeitos por poder voltar a servir os melhores pratos aliados à caça e a esta época do outono/inverno", acrescentou.
De acordo com a Câmara de Marvão, esta iniciativa faz parte de uma "ação estratégica" que tem vindo a ser desenvolvida ao longo dos últimos anos, como forma de "promoção e divulgação" da riqueza gastronómica da região, através da realização de cinco quinzenas gastronómicas anuais.
Durante o ano, o Município de Marvão promove quinzenas gastronómicas dedicadas ao azeite, ao cabrito e ao borrego, ao bacalhau, à castanha e à caça.
Leia Também: Região de Coimbra vai ter Carta Gastronómica em 2022
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com