Como congelar as sobras de Natal e quanto tempo duram no congelador?
Evite o desperdício.
© iStock
Lifestyle Dicas
Uma das características do Natal é a mesa farta, com pratos e doçaria típica desta quadra. Contudo, e conforme explica um artigo publicado no jornal Metro World News, é igualmente comum haver sobras - aliás, em demasia…
Como tal, a publicação ensina a congelar alguns destes alimentos de forma correta - aprenda:
Peru
Desde que o peru tenha sido cozido fresco e não congelado, pode armazená-lo no congelador. Para tal, a ave tem que estar totalmente fria, recomendando-se que separe a carne para que arrefeça mais rapidamente. Dicas importantes para congelar sobras:
Leia Também: Dicas infalíveis para desfrutar (sem privações) da quadra natalícia
. Coloque o peru diretamente no congelador, ao invés de guardá-lo no frigorífico durante alguns dias. Quanto mais fresco estiver o alimento ao ir para o congelador, mais fresco estará quando o descongelar;
. Congele os alimentos em porções que poderá comer de uma vez. Isto porque após descongelar as sobras não é possível congelar novamente;
. Espere sempre que os alimentos arrefeçam previamente a congelá-los e não coloque demasiados alimentos à temperatura ambiente no congelador simultaneamente. Não quer arriscar aumentar demais a temperatura ambiente.
Molhos
Se quer congelar molhos, é necessário que estes tenham sido confecionados com o mínimo de gordura, natas, manteiga ou leite.
Quando for usar o molho novamente, descongele-o no interior do frigorífico e reaqueça lentamente a uma temperatura baixa, mexendo constantemente.
Vegetais
Para congelar vegetais, divida-os e coloque-os em sacos herméticos. Ao congelá-los, estes irão perder a textura, mas pode transformá-los em sopas ou ensopados.
Quanto tempo as sobras duram no congelador?
De acordo com o jornal Metro, o peru pode durar entre quatro a seis meses. Os molhos até quatro meses e os vegetais podem durar até 18 meses.
Leia Também: Conservar alimentos no congelador? Saiba como prepará-los
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com