O seu gato bebe muita água? Atenção a estas possíveis doenças
Os nossos felinos favoritos são conhecidos por não se hidratarem adequadamente.
© Shutterstock
Lifestyle Felinos
Conforme explica um artigo publicado no site Patas da Casa, os gatos são conhecidos por beberem pouca água, o que por sua vez pode levar a problemas nos rins. Como tal, e paradoxalmente, se notar que o seu bichano está constantemente a ingerir água, isso pode ser um indicador de que algo não está bem.
O consumo excessivo de água é denominado de polidipsia e passa a ser preocupante no momento em que o gato bebe mais de 45 ml (por quilo) diariamente.
De acordo com o site Patas da Casa, duas condições em particular podem justificar o desenvolvimento desta condição:
Leia Também: O leitor perguntou: Porque é que os gatos abanam a cauda? Toda a verdade
Diabetes
A diabetes tipo Mellitus e Insipidus podem fazer com que o felino beba mais água.
A diabetes Insipidus é caracterizada por uma secreção inadequada de vasopressina, conhecida igualmente por hormona antidiurético (ADH), o que leva a que o bichano consuma o líquido em demasia.
Entretanto, no caso da diabetes Mellitus, mais frequente, os níveis de açúcar no sangue sobem como consequência da falta ou insensibilidade à insulina. Sendo que a glicose é eliminada através da urina, o felino começa a urinar mais e beber a mais água para recuperar.
Insuficiência renal
Também denominada doença renal crónica (DRC), esta condição afeta principalmente os gatos idosos. Quando os rins começam a falhar, os bichanos urinam um líquido mais diluído. Assim, e de forma a recuperar a hidratação, o gato passa a beber mais água com o intuito de repor os líquidos expelidos pelo organismo.
Adicionalmente, outros problemas que podem provocar sede excessiva incluem: hiperadrenocorticismo, hipertireoidismo, vómitos e diarreia.
Leia Também: Cães e gatos podem apanhar Covid e transmitir a doença? Toda a verdade
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com