O sinal de alerta no andar que pode indicar demência
Não menospreze!
© iStock
Lifestyle Doenças neurológicas
A deteção precoce da demência nem sempre é fácil. Habitualmente, este conjunto de doenças, nas quais existe deterioração do desempenho cognitivo e comportamental, é confundida com o envelhecimento. Apesar de a idade ser o maior fator de risco, as patologias neurodegenerativas também pode manifestar-se em pessoas mais jovens.
Um estudo, divulgado na revista científica Dementia and Geriatric Cognitive Disorder, citado pelo jornal Express, sugere que alterações no andar podem indicar demência, um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria não existe tratamento e também não há uma forma definitiva de prevenir a demência.
A Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. A doença de Alzheimer representa cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência.
Leia Também: Estas pessoas estão em sério risco de desenvolver demência
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com