Contactar amigos de longa data pode fazer muita diferença, diz estudo
Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology explica a importância destas interações.
© Shutterstock
Lifestyle Amizade
Pensar em ligar ou enviar uma mensagem a um amigo de longa data deixa-o ansioso e com medo da reação? Um estudo, publicado recentemente, diz que o deve fazer, sem hesitar.
“Se estiver a hesitar entrar em contacto com alguém com quem já não tem contacto, deve ir em frente e falar com eles porque é provável que apreciem o gesto muito mais do que pensa”, disse à CNN, Peggy Liu, uma das autoras principais do estudo e professora na University of Pittsburgh's Katz Graduate School of Business.
Foram realizadas 13 experiências, com quase seis mil participantes, para ver se é possível prever, com precisão, o quanto os amigos valorizam o contacto e quais formas de comunicação que causam o maior impacto, neste caso foram estudadas mensagens de texto, chamadas, emails, notas e pequenos presentes.
Graças a esta investigação, foi possível concluir que quem inicia o contacto subestima, significativamente, a reação dos outros e que o destinatário apreciava mais a comunicação quando era surpreendido, por exemplo, em situações em que os amigos já não tinham contacto regular ou em que as duas pessoas já não se consideravam amigos íntimos.
Leia Também: 5 alimentos que podem ajudar a reduzir a ansiedade
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com