Este é o retrato da nova geração de pais portugueses
Saiba quais as conclusões de um estudo da My Nametags.
© Shutterstock
Lifestyle Família
Um estudo conduzido pela Censuswide em parceria com a My Nametags revela que a nova geração de pais portugueses é a mais tolerante.
Para os pais portugueses, passar tempo com os filhos e apoiá-los emocionalmente, está no topo das prioridades, sendo que três quartos dos pais inquiridos acreditam que fazem mais esforços para passar mais tempo de qualidade com os filhos (76%) do que os pais fizeram com eles, demonstrando mais amor e afeto pelos filhos (74%), pois insistem em realizar mais atividades em família (69%).
Como resultado de todo este investimento de tempo por parte dos pais, 71% revelam que sentem que os filhos podem ser mais abertos e honestos com eles.
Segundo a My Nametags, novas investigações revelam que os estilos parentais contemporâneos são mais tolerantes, sendo que 16% têm uma abordagem menos rigorosa à parentalidade do que a geração anterior.
Existem algumas diferenças acentuadas entre as gerações, no tipo de apoio prestado os filhos, pois enquanto as gerações anteriores eram mais inclinadas a apoiar os filhos em tarefas práticas, ensinando-os a atar os atacadores (55%) e a andar de bicicleta (45%), a geração atual é mais suscetível de passar tempo de qualidade com os filhos.
Todas estas diferenças significativas entre estilos parentais refletem-se na hora de deixar os filhos ao cuidado dos avós com mais de um terço dos pais (39%) a confessar que não se sente confortável.
Leia Também: Guia para pais. O meu filho vai para a faculdade, e agora?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com