É arriscado fazer exercício ao ar livre em cidades muito poluídas?
Pode não ser muito benéfico, mas também existem formas de o contornar. Saiba como.
© ShutterStock
Lifestyle Exercício
Quem faz exercício ao ar livre em cidades muito poluídas pode ficar com alguns problemas de saúde. A situação é pior se tiver outras patologias associadas, como asma, diabetes ou doenças cardíacas. Ainda assim, existem formas de conseguir minimizar a questão.
Apesar da relação entre a poluição e o exercício na rua não ser a melhor, estudos indicam que os benefícios a longo prazo são maiores do que os riscos à exposição.
Leia Também: Faz exercício com regularidade? Então está mais protegido contra a Covid
Dores de cabeça, irritação nos olhos, nariz e garganta são alguns dos problemas associados à prática de exercício físico no exterior.
Existem formas de conseguir minimizar estes efeitos da poluição e manter o exercício físico regular. Por exemplo, existem sites onde consegue monitorizar os níveis de partículas no ar.
Mais perto do meio-dia e à tarde a poluição costumam ser mais elevados, devido ao trânsito. O melhor é evitar estes horários.
Faça também mais exercícios em casa. Pode intercalar com atividade desportiva na rua, mas aqui a opção é diminuir os dias em que está mais exposto aos níveis de poluição.
Leia Também: Covid. Tempo de incubação é mais curto a cada nova variante
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com