Correr antes ou depois do treino? Eis a questão
Há quem opte por uma corrida antes de ir ao ginásio levantar pesos. Será esta a melhor opção?
© ShutterStock
Lifestyle Corrida
Existem pessoas que apenas praticam corrida como exercício. Depois há as que gostam de conjugá-la com outro tipo de treinos, como as idas ao ginásio. Nesses casos, qual é a melhor opção para o corpo: correr antes ou mais tarde? Tudo depende dos objetivos, mas não só.
Leia Também: Fez uma pausa nos treinos? Estas dicas vão ajudar a voltar à rotina
O portal Bustle procurou saber a opinião de vários especialistas na matéria. Grande parte deles são unânimes quanto a corridas antes dos treinos de ginásio, nomeadamente os que consistem no levantamento de pesos.
"Se quer ganhar músculo e faz exercícios nesse sentido, com levantar pesos ou CrossFit, a corrida deve ser feita depois do treino", conta a personal trainer Molly Brown. "Se é essa a prioridade, deve apresentar-se nos treinos descansado e com energia. A corrida pode fazer com que fique esgotado e vai deixá-lo cansado", continua.
Ainda assim, é um bom complemento num treino, uma vez que irá fazer com que ganhe maior resistência e tenha mais força.
Uma corrida leve torna-se mais adequada antes de outro tipo de exercícios, como ioga ou pilates. Já se for algo que aumente em demasia a frequência cardíaca, como kickboxing, também irá querer passar a corrida. Acaba ainda por ser um bom aliado para quem pratica natação ou ciclismo.
A corrida em primeiro lugar torna-se fundamental quando esse é o foco do exercício. “Se está a treinar para uma corrida de cinco quilómetros, por exemplo, correr acaba por ser aquilo que deve fazer primeiro.”
Leia Também: Treinar a respiração pode ajudar a diminuir a pressão arterial
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com