Miúdos estão a ter problemas de visão idênticos a pessoas com 60 anos
Uma das causas está no número de horas que passam em frente a ecrãs, como a televisão, telemóveis e tablets.
© ShutterStock
Lifestyle Saúde ocular
São vários os miúdos a partir dos seis anos que estão a apresentar doenças oculares idênticas a pessoas com 60 anos. Uma das causas apontadas é o tempo elevado que passam em frente a ecrãs como a televisão, telemóveis e tablets.
Leia Também: Seguir a 'regra 20-20-20' pode ajudar a aliviar a fadiga ocular
Um dos problemas apontados é o olho seco. Acontece quando o olho não consegue fornecer lubrificação suficiente. Acaba por resultar em olhos doridos e mais sensíveis.
Segundo Sarah Farrant, especialista em visão, esta é uma patologia que era costume ver apenas em pessoas entre os 50 e os 60 anos.
“Quando comecei com a minha clínica, há 15 anos, não havia uma única criança que aparecesse com esta doença”, explicou a médica ao Daily Mail. “Nos últimos cinco ou seis anos tenho visto cada vez mais crianças com olho seco”, revela.
Além das horas passadas a olhar para ecrãs, outra das causas que identifica é o uso de maquilhagem, que acontece cada vez mais cedo. Pode acabar por afetar os olhos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, os miúdos entre os dois e os cinco anos apenas deviam estar uma hora por dia a ver televisão ou um outro tipo de ecrã.
“Os media digitais fazem parte regular da vida das crianças. Apoiar as famílias para melhor adequar as recomendações baseadas em evidências nestas rotinas diárias precisa de ser uma prioridade”, explicam cientistas ao jornal Jama Pediatrics.
Leia Também: Guia sobre a menopausa e os seus sintomas menos conhecidos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com