Dieta do leão. Tornou-se viral no TikTok mas pode ser perigosa
É uma das mais recentes tendências da rede social
© Shutterstock
Lifestyle Dieta
Mais uma dieta para o leque de tendências que prometem maravilhas. Depois do jejum intermitente ou do Whole 30, chegou a dieta do leão. Foi criada pela blogger Mikhaila Peterson, que segue o tal regime desde 2017. Recentemente, apareceu no TikTok a falar do que consistia. A dieta até já tem um site próprio.
Segundo este 'website', a dieta consiste em comer apenas carne de ruminantes, como a ovelha, sal e água durante 30 ou mais dias.
Mikhaila Peterson explicou que desta forma conseguiu resolver um problema de depressão e também uma doença crónica que tinha relacionada com a artrite.
Leia Também: Fazer esta dieta diminui risco de condição grave durante a gravidez
"Espero no futuro conseguir comer vegetais novamente sem sintomas neurológicos ou autoimunes. Não deixem ninguém dizer que não se podem curar", explicou num vídeo no TikTok.
Será que pode trazer benefícios? Logo à partida dizer que é uma deita criada por uma blogger, não por nenhuma nutricionista. A revista Pop Sugar foi tentar perceber junto de especialistas se este regime pode, ou não, trazer benefícios.
@mikhailapeterson Drop Any Questions About The Lion Diet Below
original sound - Mikhaila Fuller
"Como qualquer dieta de eliminação, o ponto principal é eliminar alérgenos [que produzem alergias] potenciais por um curto período de tempo, normalmente quatro a seis semanas”, revela a nutricionista Sarah Bullard.
Explica que este tipo de dietas não deve ser seguida por longos períodos de tempo, com um mês, como refere Mikhaila Peterson.
“Esta dieta não tem o equilíbrio ideal de nutrientes para crianças e para a maioria dos adultos. Pode prejudicar o crescimento e o desenvolvimento de uma criança", continua.
Alerta ainda para que se quiser seguir uma dieta da eliminação, o melhor é falar com um especialista e não siga dicas no TikTok.
Leia Também: Evite comer estes alimentos. Só lhe estão a afetar a memória
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com