Como uma simples mudança no cérebro pode levar à obesidade
A conclusão é de um estudo realizado pela University of Calgary, no Canadá.
© Shutterstock
Lifestyle Obesidade
Investigadores da University of Calgary, no Canadá, descobriram que uma mudança no cérebro pode levar à obesidade. O estudo, publicado na revista Nature Neuroscience, foi feito em animais.
A investigação mostrou que existia uma redução de sinal da zona do córtex pré-frontal, associado à tomada de decisões, mas também na sua relação com recompensas.
"Quando está com fome, uma barra de chocolate é um alimento de alto valor. Se fosse forçado a comer cinco ou seis barras de chocolate, acabava por se tornar avesso a esse alimento. Esse processo é chamado de desvalorização", começa por explicar Stephanie Borgland, uma das responsáveis pelo estudo.
Leia Também: Nova análise pode detetar cancro do cérebro de forma precoce
Várias investigações já tinham mostrado que o cérebro é essencial na tomada de decisões sobre a alimentação. Desta vez, identificaram como uma parte específica do cérebro pode estar envolvida na tal desvalorização à medida que a obesidade se desenvolve.
"Descobrimos que se retirássemos o sinal do córtex pré-frontal, os roedores magros continuariam a trabalhar para obter sacarose, embora consumissem apenas o suficiente para ficarem totalmente saciados."
Por outro lado, "quando a atividade foi retomada nos animais obesos, recuperaram a capacidade de desvalorizar a sacarose e controlar os hábitos alimentares".
Neste modo concluíram que "comer demais não tem nada a ver com responsabilidade pessoal, tem a ver com mudanças na forma como o cérebro funciona em resposta ao nosso ambiente alimentar."
Os responsáveis querem agora fazer um estudo em humanos para confirmar esta teoria.
Leia Também: Obesidade potencia doença de Alzheimer, alerta estudo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com