Eis o sintoma mais comum de enfarte. "Dura muito tempo e é angustiante"
Quem o diz é Ana Abreu, especialista em cardiologia e médica responsável pela consulta de prevenção cardiovascular da clínica Lusíadas Oriente.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde cardiovascular
Dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que, em 2019, o enfarte agudo do miocárdio vitimou 4.275 pessoas em Portugal, o que representa 60% das mortes por patologia isquémica do coração. Estima-se ainda que mate, em média, 12 pessoas por dia no país.
Mas, afinal, ao que devemos estar atentos? O sintoma "mais frequente" do enfarte é uma dor intensa no peito, que "dura muito tempo" e que "é angustiante", indica Ana Abreu, especialista em cardiologia e médica responsável pela consulta de prevenção cardiovascular da clínica Lusíadas Oriente, citada pelo blogue do grupo Lusíadas.
Leia Também: Envelhecer com saúde. Afinal, o que é a medicina de longevidade?
Esta dor pode irradiar para o pescoço, a mandíbula, as costas ou o braço e causar náuseas ou suores. Ainda assim, "existem outros sinais que devem ser considerados, já que configuram também sintomas de enfarte, como um desmaio ou uma dor abdominal alta", sublinha.
Principalmente em pessoas pessoas mais velhas e diabéticos, há enfartes que não apresentam qualquer sintoma. É o chamado enfarte 'silencioso' que "só é diagnosticado depois, quando olhamos para o ecocardiograma ou o eletrocardiograma"
Leia Também: Diabetes é mais perigosa do que julga. Sabe o que é nefropatia diabética?
[Notícia atualizada às 15h54 de 19.05.2023]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com