Não desespere. Optometristas garantem "segurança das lentes de contato"
A entidade de utilidade pública representante dos optometristas portugueses esclarece os portugueses acerca da descoberta recente de uma equipa da Environmental Health Services, uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde ocular
A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria garante a "segurança das lentes de contacto", apontando para a inexistência de qualquer risco de saúde pública ou individual, associado a um composto plástico conhecido por PFAS.
"É verdade que este composto é utilizado no processo de fabrico de lentes de contacto rígidas ou rígidas permeáveis ao gás. Não é utilizado no fabrico de lentes hidrófilas ou de silicone hidrogel, vulgo 'lentes de contacto moles'", pode ler-se em comunicado.
Leia Também: Assustador. Foi feita descoberta preocupante sobre as lentes de contacto
De notar que "o tipo de lentes de contacto rígidas e rígidas permeáveis representa uma percentagem pequena de todas as lentes de contacto utilizadas no mercado português e mundial". "É verdade que PFAS tem sido encontrado na natureza e apresenta um caráter de permanência sem qualquer demonstração de efeito nocivo. O que justifica a monitorização e eventual tomada de medidas que mantenha a segurança da saúde pública."
"No presente momento, o PFAS é objeto de um pedido de retirada do mercado, pelos motivos preventivos e de precaução apresentados, incentivando à sua substituição por outros composto, sempre que possível", acrescenta-se.
Leia Também: Eis o sintoma mais comum de enfarte. "Dura muito tempo e é angustiante"
Na mesma nota de imprensa, a Associação de Profissionais Licenciados de Optometria anuncia que "está a acompanhar e a debater o assunto em sede de Comissão Europeia e no contexto das agências europeias responsáveis pelos dispositivos médicos". "A saúde e bem-estar dos portugueses e a segurança e qualidade dos dispositivos médicos prescritos pelos optometristas são valores superiores, principais e incontornáveis. Motivo pelo qual, não se hesitará em tomar posição na sua defesa sempre e quando se demonstrar estarem em causa", garante.
Recorde-se que uma equipa da Environmental Health Services, uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, descobriu que as lentes de contato podem ser uma fonte de "produtos químicos eternos". Em causa estão as famosas substâncias PFAS, que não se degradam com facilidade - daí serem chamados 'eternos' - e e estão presentes no nosso dia a dia em produtos como panelas antiaderentes e produtos de cosmética.
Leia Também: Oito hábitos que deve adotar para combater 'inimigo silencioso'
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com