Cinco sintomas de Alzheimer que pode estar a ignorar
O alerta é deixado por vários médicos.
© Sutterstock
Lifestyle Doenças neurológicas incapacitantes
"A doença de Alzheimer é um distúrbio cerebral que piora com o tempo e geralmente causa um declínio na memória, aprendizagem, pensamento e na organização", explica a médica Kristin Gill ao 'website' The Healthy. Alguns dos sintomas desta doença neurológica podem ser conhecidos, outros nem tanto e não deviam ser ignorados.
O mesmo 'website' falou com Kristin Gill e outros médicos especialistas para perceber melhor os sinais de alerta que deve ter especial atenção. Conheça-os.
1- Alterações no sono
"Mudanças nos padrões de sono são bastante comuns em pessoas com doença de Alzheimer. Essas alterações podem incluir dificuldade em adormecer, acordar com frequência durante a noite e sonolência durante o dia", explica Kristin Gill.
2- Evitar contacto social
"O isolamento social, caracterizado pela diminuição do interesse em atividades sociais, pode ser um indicador precoce da doença de Alzheimer."
Leia Também: Esta dieta pode trazer vários benefícios a doentes com Alzheimer
3- Confusão nas palavras
Os problemas podem surgir no discurso falado, é algo que pode acontecer com frequência. "Acontece com a palavras comuns e não com aquelas que são mais complicadas", conta o médico RJ Tesi.
4- Dificuldades no trabalho
"A função executiva é a tarefa mais complicada da mente humana, pois é um jogo de xadrez tridimensional que exige a integração dos riscos, dos benefícios e do impacto sobre os outros no momento", continua o médico RJ Tesi.
5- Não pensar muito das decisões que toma
"Esquecer-se de fazer um pagamento ou cometer um erro de vez em quando pode ser algo normal com a idade. No entanto, para quem tem Alzheimer, pode ser um pouco mais sério", conta o neurologista Anjali Patel.
Leia Também: Problemas de memória nem sempre são Alzheimer. Conheça outras doenças
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com