Fazer exercício a estas horas pode ajudar a reduzir o risco de diabetes
É a conclusão de um novo estudo.
© Shutterstock
Lifestyle Diabetes
Há uns tempos, um estudo descobriu que os treinos matinais ajudam a emagrecer mais depressa e, agora, outra investigação sugere que fazer exercício físico de manhã, ou de tarde, ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2.
Leia Também: Tomar aspirina diminui o risco de diabetes? Nova investigação responde
Sim, o estudo encontrou uma ligação entre a atividade física diurna, e uma diminuição no risco desta doença independentemente da idade, do rendimento ou da formação académica do indivíduo. Já o exercício noturno não conseguiu o mesmo impacto, sugere a investigação disponibilizada na Diabetologia, e citada no StudyFinds.
Para chegarem a esta conclusão, os investigadores analisaram mais de 90 participantes, todos eles britânicos, com uma média de idade de 62 anos e, claro, nenhum estava diagnosticado com diabetes tipo 2. Todos foram monitorizados ao longo de uma semana.
Cada atividade física do dia reduzia o risco de diabetes em 10% e o mesmo não aconteceu durante a noite. Mas, a equipa especula que fatores relacionados com o estilo de vida, como a duração do sono e a dieta, são capazes de ter impacto no volume de exercício realizado em diferentes alturas do dia, o que afeta os resultados.
"Os nossos resultados confirmam que a atividade física total, mas não a sua consistência ao longo da semana, pode ser um fator importante e com impacto no risco de diabetes tipo 2", explica o líder do estudo.
Leia Também: Sinais de alerta que indicam que está em risco de diabetes
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com