Medicamento contra calvície pode reduzir progressão da diabetes tipo 1
Sim, leu bem!
© Shutterstock
Lifestyle Diabetes
Um estudo realizado por especialista do Instituto St Vincent, na Austrália, revela que o baricitinibe, um medicamento utilizado para tratar a calvície e a artrite reumatoide, pode ajudar a desacelerar a progressão da diabetes tipo 1.
Os dados, publicados no New England Journal of Medicine, mostram que a ingestão diária de quatro miligramas de baricitinibe pode preservar a produção de insulina, a hormona que regula os níveis de açúcar no sangue. Porém, o efeito só é eficaz quando o tratamento é iniciado até 100 dias após o diagnóstico da doença.
Leia Também: Ignora as pernas nos treinos? Nem imagina os benefícios que está a perder
"Quando a diabetes tipo 1 é diagnosticada, ainda há a presença de um número substancial de células produtoras de insulina. Queríamos perceber se poderíamos proteger essas células da destruição pelo sistema imunitário", afirma o professor Thomas Kay, líder do estudo, para o portal HCP Live. "Até agora, as pessoas com diabetes tipo 1 dependiam da insulina administrada por injeção ou bomba de infusão", mas este estudo mostrou que, "se a administração for iniciada rápido o suficiente após o diagnóstico e enquanto os participantes toma a medicação, a produção de insulina é mantida".
Recorde-se que mais de um em cada 10 adultos – ou seja, mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo - tem diabetes. Em Portugal, estima-se que cerca de um milhão sofra desta doença. Contudo, "ainda há cerca de 40% da população portuguesa que apresenta diabetes sem ter a doença diagnosticada", disse ao Lifestyle ao Minuto José Silva Nunes, especialista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, e presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade. "Segundo os dados mais recentes, existirão cerca de um milhão de portugueses com diabetes mellitus. Não existem dados fidedignos que avaliem a prevalência de pessoas com diabetes tipo 1 e com diabetes tipo 2. No entanto, assume-se que o tipo 2, o mais frequente, corresponde entre 90 e 95% do total de pessoas com diabetes."
Leia Também: O truque viral do TikTok para emagrecer e reduzir a obstipação
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com