Se vai para a neve, o melhor é proteger bem os olhos
Gorros, luvas e cachecol não devem faltar. Mas a verdade é que também não se deve esquecer dos óculos com proteção.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde ocular
Quem tem os olhos secos pode notar que na altura do inverno a situação piora. O frio é o culpado, assim como os aparelhos de aquecimento e o tempo que passa em frente aos ecrãs. Ainda assim, há uma outra condição que pode afetar, especialmente quem andar em zonas de neve.
Segundo o 'website' Health Digest, grande parte do problema está no facto de a neve e o gelo refletirem os raios UV. Referem que a córnea pode ficar irritada e mais sensível à luz, bem como apresentar sensação de queimadura nos olhos.
Leia Também: Falam consigo sem olhar nos olhos? Saiba o que significa
Olhos vermelhos, dor, visão turva, dores de cabeça e perda temporária de visão acabam por ser outras das consequências possíveis se não se proteger da melhor forma.
Em entrevista à mesma publicação, o oftalmologista Jean Tabin refere que o ideal é usar proteção ou óculos de sol. "Esteja especialmente preparado se estiver ao ar livre e a fazer atividades."
Se sentir algum desconforto ao chegar a casa, pode aliviar com um pano frio na zona dos olhos. Se usar lentes de contacto, o melhor é retirá-las logo assim que chegar a casa.
Leia Também: Dormir mal nestas idades pode resultar em problemas de memória mais tarde
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com