Sente que o segundo dia de período é sempre o pior? Há várias explicações
Médicas explicam tudo o que sempre quis saber.
© Shutterstock
Lifestyle Menstruação
Sim, leu bem. Não é a única a pensar que o segundo dia de período é o pior de todos. Pode estar tudo relacionado com as hormonas, mais concretamente, com as prostaglandinas que aparecem quando os níveis de progesterona baixam, explica Fatema Mustansir Dawoodbhoy, uma médica, citada no Metro.
De acordo com a especialista, "à medida que o revestimento do útero se decompõe, são libertadas prostaglandinas (substâncias químicas semelhantes a hormonas) no corpo".
Supostamente o excesso de prostaglandinas é a principal razão para as cãibras incómodas. Porquê? Encorajam o útero a contrair-se, "ajudando a libertar o tecido endometrial velho libertado do seu corpo como sangue do período", explica a médica.
Para além disto, "as prostaglandinas contraem os vasos sanguíneos do útero, reduzindo a quantidade de oxigénio que o tecido uterino recebe, o que provoca cãibras e dores". Geralmente, o número de prostaglandinas atinge o seu pico no segundo dia do período, razão pela qual as dores parecem também atingir o seu pico nessa altura, acrescenta.
Emilie Côté, outra médica, explica que que "outras alterações hormonais durante os primeiros dias do ciclo menstrual também podem afetar a nossa perceção da dor". Por exemplo, tal como a progesterona, os níveis de estrogénio também descem no início do ciclo.
Isto significa que outros problemas "como enxaquecas podem piorar", "uma vez que a hormona estrogénio cai para o seu nível mais baixo".
Por último, Ashfaq Khan, obstetra e ginecologista, explica que "o facto de o fluxo ser normalmente mais intenso no segundo dia do ciclo também contribui para cólicas mais dolorosas".
Leia Também: Prisão de ventre com a chegada da menstruação? Médica diz o que fazer
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com