Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º

"A gravidez não desejada é uma tragédia social"

Em Portugal fazem-se cerca de 14 mil interrupções voluntárias da gravidez por ano. Pelo menos 30 a 40% devem-se à falta de prevenção e até à subutilização da pílula do dia seguinte.

"A gravidez não desejada é uma tragédia social"
Notícias ao Minuto

09:09 - 19/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Contraceção

A lei do aborto foi referendada, em 2007, e por ano em Portugal fazem-se cerca de 14 mil interrupções voluntárias da gravidez por ano. A contraceção de emergência poderia evitar algumas? E como é que funciona a dispensa da pílula do dia seguinte?

“Uma gravidez indesejada é um problema de saúde pública de grande dimensão, portanto tudo o que não se faz tem um grande impacto na saúde”, destaca o Dr. Henrique Mateus Santos, farmacêutico comunitário, em declarações ao Lifestyle ao Minuto.

Henrique Mateus Santos admite que nem sempre é possível fazer a ‘entrevista’ que os farmacêuticos devem fazer aos utentes antes de sugerir a pílula do dia seguinte mais indicada para si. Seja porque a paciente já pede o medicamento que quer ou porque está nervosa ou pouco recetiva.

Conta que a dispensa de uma pílula do dia seguinte obedece ao mesmo protocolo de dispensa de qualquer medicamento. Ou seja: o farmacêutico avalia a indicação do problema de saúde, verifica se o medicamento é adequado à doente para aquele problema de saúde, avalia se a posologia está adequada para combater ou resolver o problema de saúde e informa e avalia o paciente para tentar garantir que o medicamento faça efeito e seja seguro.

Em cada dispensa de medicamentos que é feita na farmácia o processo central não é a entrega, é a avaliação do problema de saúde, destaca.

E aqui também é importante, como descreve, perceber há quanto tempo a paciente teve relações sexuais, se tem uma menstruação regular, se usou alguma proteção de barreira por causa das doenças sexualmente transmissíveis e se faz algum tipo de contracetivo.

Destaca que “muitas mulheres engravidam por desconhecimento”, pois não se fala muito da contraceção hormonal de emergência – e com ela poderiam ser evitadas várias interrupções voluntárias da gravidez das 30 a 40% que ocorrem por falta de prevenção.

Assegura que é um medicamento seguro e que “não é nenhum aborto”. Sublinha que a pílula do dia seguinte se limita a “impedir que o espermatozóide chegue ao ovócito”, a atrasar, portanto o processo de fecundação que ocorre nos primeiros cinco dias após a relação sexual desprotegida.

A nova geração de pílula do dia seguinte pode ser tomada até ao quinto dia com o mesmo grau de eficácia, enquanto a antiga geração pode ser tomada até ao terceiro dia, sendo que o grau de eficácia vai diminuindo com o passar dos dias.

Quanto aos efeitos secundários? O Dr. Henrique Mateus Santos destaca que o único relevante é mesmo o vómito, pois se a mulher tiver vómitos no espaço de três horas após a toma da pílula do dia seguinte, esta não será absorvida e a gravidez poderá ocorrer.

O especialista diz que a pílula do dia seguinte é subutilizada em Portugal, especialmente devido aos estigmas culturais e à “sociedade machista” que não valoriza esta questão. Mas destaca: “A gravidez não desejada é uma tragédia social”, especialmente se falamos de adolescentes, continua.

É importante que o farmacêutico aconselhe a paciente a visitar o médico de família ou ginecologista uns dias após a toma da pílula do dia seguinte para que esta possa escolher um método de contraceção para fazer.

Em Portugal são comercializadas três marcas de pílula do dia seguinte e, segundo um estudo desenvolvido pelo IMS Health a pedido da HRA Pharma, laboratório farmacêutico que comercializa um dos produtos de contraceção de emergência em Portugal, os farmacêuticos têm acesso às diretrizes para a indicação farmacêutica da contraceção de emergência e devem fazer uma entrevista a cada paciente antes de dispensar o medicamento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório